domingo, 26 de julho de 2009

Ciência e política: ciência política




A ciência é uma forma de conhecimento como qualquer outro. Porém, assim como os demais tipos de conhecimento tem a sua especificidade. Antes de mais nada, temos que delimitar um conceito, mas antes disso, temos que ter em mente que o conceito não é único, mas existem conceitos como os de Bacon, Lakatos, Popper, Kuhn - todos esses autores possuem formas diferentes de conceituar, aceitar o que é ou não científico.


Em geral, a ciência expressa um conhecimento respeitado pela sociedade, pois sempre é melhor termos a certeza cientificamente. Partindo desse raciocínio, posso dizer que a ciência é um conhecimento sistemático, rigoroso, profundo que dá resposta através de testes, pesquisas, experiências, que seguem todo um rigor metodológico. Com isso, a ciência difere dos conhecimentos superficiais, como por exemplo o senso comum.

O senso comum é um conhecimento que dá respostas sem se preocupar com métodos, técnicas, mas utiliza ditados populares, regionalismos, crenças das mais variadas para muitas vezes não somente procurar respostas em si, mas verdades absolutas. Em direção contrária da ciência o senso comum não realiza pesquisas, mas, como dito anteriormente, prega verdades.

Já que, superficialmente, descobrimos o que é ciência e qual a sua diferença em relação ao senso comum, chega o momento de explicitar o outro termo ao qual destaquei - a política. Assim como a ciência, a política tem diversos conceitos. Corriqueiramente ouvimos a palavra política nos meios de comunicação, como a televisão, o rádio, o jornal, a revista e a internet, sempre associado aos seus praticantes profissionais, os políticos.

A política faz parte do nosso cotidiano, no boteco com a discussão sobre o melhor candidato, nas eleições, nas denúncias de corrupção, enfim, a nossa vida não está desvinculada da política, mas impregnada de políticas. Políticas, pois temos uma política de vida, as empresas têm políticas de empacotamento, de distribuição, de compra e venda. Contudo, não temos como correr da política.

Ciência e política dois termos que unidos formam a ciência política, mas o que é isso? Ora, se a ciência é uma forma rigorosa de encontrar soluções, então podemos concluir que a ciência política, em síntese, é uma forma rigorosa de se analisar a política, em especial, as eleições, a participação política, os partidos políticos, os regimes, o modelos de governo, as relações entre nações. Dessa maneira, podemos fechar esse raciocínio reforçando que a ciência política tem o objetivo de entender cientificamente os acontecimentos políticos, procura entender como funcionam determinadas eleições, como os partidos se relacionam com o poder em determinado regime, como se dá a participação política de uma determinada sociedade - procura entender a política para além do senso comum.